quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bioquimica

Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos, de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.
O aldeído glicérico ( 2,3-hidroxi-propanal ) é um carboidrato de função mista poliálcool-aldeído
Diihidroxi-acetona
O diidroxi-acetona ( 1,3 diidroxi-propanona ) é um carboidrato de função mista poliálcool-cetona

Função

Os carboidratos têm funções estruturais da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio e principalmente nos vegetais, sob a forma de amido.
Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).
Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.

Nomenclatura

Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Esse nome foi dado porque nele estão presentes 2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 átomo de oxigênio. Sua fórmula empírica é (CH2O)n. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros = água).Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio.

Classificação

Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:
Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos

Monossacarídeos

Os monossacarídeos geralmente têm sabor adocicado, de fórmula estrutural Cn(H2O)n. Esse "n" pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses e hexoses. Não sofrem hidrólise : Glicose - Frutose - Galactose - Manose

Oligossacarídeos

Grupamento de dois a dez monossacarídeos através de ligação glicosídica:

Dissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem dois monossacarídeos. Maltose, sacarose, lactose.

Exemplo: Sacarose + H2O → glicose + frutose
Trissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem três monossacarídeos. Rafinose.
Exemplo: Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose

Polissacarídeos

Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ocorrem no talo e folhas vegetais e camada externa de revestimento de grãos.
Exemplo: Celulose e Amido
Holosídeos e heterosídeos

Holosídeos

São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem somente monossacarídeos. Tipo de açúcar encontrado nas plantas e vegetais.
Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose
Celulose + n H2O → n glicose

Heterosídeos

São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem monossacarídeos e outros compostos.
Amidalina ( C20H27O11N ) + 2 H2O → 2 glicose + HCN + benzaldeídos

Derivados de carboidratos

Amidalina - Ácido glicônico - Ácido glicurônico - Ácido sacárico - Sorbitol - Trinitrato de celulose - Piroxilina - Acetato de celulose

Resumo

Também chamados hidratos de carbono, glicídios, ou mais comumente, açúcares, os carboidratos são compostos ternários formados de carbono, hidrogênio e oxigênio em geral, na proporção de um carbono para dois hidrogênio para um oxigênio ou seja: C(H2O).
Os nomes carboidratos e hidratos de carbono explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água. Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição.
Quimicamente, os carboidratos são definidos como poli-hidroxi-aldeídos ou poli-hidroxi-cetonas.
• Glicose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-aldeído porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical aldeído ( -CHO).
• Frutose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-cetona porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical cetona ( -CO).
Os carboidratos podem ser classificados em três categorias básicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos

Os monossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis.
Em geral, eles obedecem à fórmula básica dos carboidratos: (CnH2nOn). Assim, de acordo com o valor de "n" que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacarídeos:

• Triose: C3H6O3
• Tetrose: C4H8O4
• Pentose: C5H10O5
• Hexoses: C6H12O6
• Heptoses: C7H14O7

Pentoses

são monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que entram na composição química dos ácidos nucleícos, os quais comandam e coordenam as funções celulares.
Ribose é a pentose que entra na composição química do ácido ribo-nucléico (RNA). Obedece a fórmula geral das pentoses - C5H10O5.
Desoxirribose é a pentose que entra na composição química do ácido desoxirribonucléico (DNA). Não obedece à fórmula geral das pentoses, possuindo um oxigênio a menos que a ribose - C5H10O4.
Hexoses são monossacarídeos de 6 carbonos, que obedecem à fórmula geral - C6H12O6. As hexoses mais importantes são a glicose, a frutose e a galactose, principais fontes de energia para os seres vivos. Ricas em energia, as hexoses constituem os principais combustíveis das células. São naturalmente sintetizadas por fotossíntese, processo de absorção de energia da luz.

Oligossacarídeos

Os oligossacarídeos ou açúcares pequenos são carboidratos constituídos de duas a dez moléculas de monossacarídeos. Interessa-nos, aqui, apenas aqueles formados por duas unidades de monossacarídeos, também chamados dissacarídeos.
Dissacarídeos são açúcares constituídos, por ligação glicossídica, de dois monossacarídeos com desprendimento de uma molécula de água (síntese de desidratação). Dissacarídeos têm moléculas relativamente pequenas, solúveis em água, razão por que interferem, assim como os monossacarídeos, no equilíbrio osmótico das células. São também a principal forma de transporte dos carboidratos.
A sacarose, o "açúcar de cana" ou de beterraba, é constituído por uma molécula de glicose ligada a uma frutose. A maltose é um dissacarídeo, pois é formada por duas moléculas de glicose. A lactose é encontrada somente no leite. Resulta da união de uma glicose com uma galactose. No Brasil, o açúcar de mesa é oriundo da cana-de-açúcar, enquanto na Rússia vem da beterraba roxa.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos ou açúcares múltiplos são carboidratos formadas pela união de mais de dez moléculas monossacarídeas, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses.
Ao contrário dos mono e dos dissacarídeos, os polissacarídeos são insolúveis em água; não alteram, pois, o equilíbrio osmótico das células e se prestam muito bem à função de armazenamento ou reserva nutritiva.
De acordo com a função que exercem os polissacarídeos classificam-se em energéticos e estruturais.
Polissacarídeos energéticos têm função de reserva nutritiva. Os mais importantes são o amido e o glicogênio.


Amido - principal produto de reserva nutritiva vegetal , o amido é geralmente encontrado em órgão de reserva nutritiva, como raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 1.400 unidades de glicose) com ligação glicossídica.
O amido constitui-se de dois tipos diferentes de polissacarídeos: a amilose com cerca de 1.000 unidades de glicose numa longa cadeia não ramificada enrolada em hélice e a amilopectina com cerca de 48 a 60 unidades de glicose dispostas em cadeias mais curtas e ramificadas.
Espiral helicoidal da amilose

Glicogênio - polissacarídeo de reserva nutritiva dos animais, o glicogênio é encontrado, principalmente, nos músculos. Também é produto de reserva dos fungos. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 30.000 resíduos de glicose) com ligação glicossídica e várias ramificações.
Polissacarídeos estruturais entram na formação de algumas estruturas do corpo dos seres vivos. Os mais importantes são a celulose e a quitina.
• Quitina - é um polissacarídeo que possui nitrogênio em suas unidades de acetilglicosamina. Constitui o exoesqueleto dos artrópodes e é também encontrada na parede celular dos fungos. A quitina é um polímero de acetilglicosamina com ligações β.
Observação: existem outros tipos de polissacarídeos denominados hetropolissacarídeos que originam, por hidrólise, vários tipos diferentes de monossacarídeos. Como por exemplo o ácido hialurônico, condroitinsulfato e a heparina.

1°)O QUE É CARBOITRATOS?

2°)O QUE SÃO PENTOSES?

3°)QUAL A FUNÇÃO DOS CARBOITRATOS ?

4°)CITE A DIFERENCIA DE DISSACARIDEOS E TRISSACARIDEOS?

5°)CARACTERIZAR AMIDO E GLICOGÊNIO?

20 comentários:

  1. Carboidratos é a principal fonte de energia de nosso organismo..!
    (MAIANA BARBOSA)

    ResponderExcluir
  2. (GILBERTO)Pentose são monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que são as componentes estruturais dos ácidos nucléicos, os quais comandam as funções celulares.
    A desoxirribose é a pentose que entra na composição química do ácido desoxirribonucléico (DNA), enquanto a ribose entra na constituição do ácido ribonucléico (RNA)!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Galera responda as questões beijão adoro vcs...

    ResponderExcluir
  5. PROTEÍNAS

    CONCEITO GERAL


    As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

    Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

    São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.

    A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.


    COMPOSIÇÃO


    Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.

    Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.


    FUNÇÃO
    Elas exercem funções diversas, como:

    - Catalisadores;

    - Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;

    - Armazenamento(ferritina);

    - Veículos de transporte (hemoglobina);

    - Hormônios;

    - Anti-infecciosas (imunoglobulina);

    - Enzimáticas (lipases);

    - Nutricional (caseína);

    - Agentes protetores.

    CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS

    Quanto a Composição:

    - Proteínas Simples - Por hidrólise liberam apenas aminoácidos.

    - Proteínas Conjugadas - Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc.

    AMINOÁCIDOS

    CARACTERÍSTICAS GERAIS

    - São as unidades fundamentais das proteínas.

    - Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos.

    - Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.

    Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral.
    QUESTOES
    1:O QUE SAO AMINOÁCIDOS?

    2:CLASSIFIQUE PROTEÍNAS?

    3:FUNÇÃO DA PROTEINAS

    4:Dê CONCEITO GERAL, RESUMIDO COM SUAS PALLAVRAS

    5:ENTAO OQ SAO PROTEINAS??

    ResponderExcluir
  6. Além de ser as unidades fundamentais das proteínas elas são nutrientes que representam a fonte da vida..!
    (MAIANA BARBOSA)

    ResponderExcluir
  7. As Proteínas é um composto orgânico (quem possui mais de dois carbonos ligados entre si). É formado por aminoácidos.
    As proteínas são quem dá estrutura ao nosso organismo, somos todos formados basicamente por elas. O nosso DNA codifica as proteínas para a formação do nosso corpo.
    (MAIANA BARBOSA)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Os carboidratos são conhecidos também como glicídeos ou hidratos de carbono e têm a função primordial de fornecer energia

    ResponderExcluir
  10. 2°)O QUE SÃO PENTOSES?

    Pentose são monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que são as componentes estruturais dos ácidos nucléicos, os quais comandam as funções celulares.

    ResponderExcluir
  11. 3°)QUAL A FUNÇÃO DOS CARBOITRATOS ?
    De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.

    ResponderExcluir
  12. Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares (não somente o açúcar que estamos acostumados). Seus nomes terminam em ose (sacarose, glicose, frutose, maltose, lactose...). A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. O amido também é carboidrato, é uma reserva vegetal de energia, e é composto por glicose polimerizada. Portanto, tudo que utiliza farinhas (massas, pães) são ricos em carboidrato
    os. Assim como doces, salgadinhos...

    ResponderExcluir
  13. [nailton] o que e carboidratos

    carboihidratos, hidrotos carbono glicidios, gluicidis sacarideos ou açucares sâo subistancias sintetiza das pelos organismos vivos de função mista plialcool,aldeido glicerico[2,3hidroxi] polialcool cetona

    ResponderExcluir
  14. (Gilberto)Classificação de proteínas pode ser!!
    Proteínas simples:por hidrose liberam apenas aminoácidos
    Proteínas conjugadas:Por hidrose liberam aminoácidos mais um radical não peptidico, denominado grupo prostético. ex: metaloproteínas,hemeproteínas,lipoproteínas,glicoproteínas e etc
    Proteínas Monoméricas:Formadas por apenas uma cadeia polipeptídicas
    Proteínas Oligoméricas:Formadas por mais de uma cadeia polipeptídicas: são proteínas com estrutura e função mais complexa.
    Proteínas Fibrosas:Na sua maioria, as proteínas fibrosas são insolúveis nos solventes aquosos e possuem pesos moleculares muito elevados.
    Proteínas Globulares:De estrutura espacial mais complexa, são mais ou menos esféricas. São geralmente solúveis nos solventes aquosos e os seus pesos moleculares situam-se entre 10.000 e vários milhões. Nesta categoria situam-se as proteínas ativas como os enzimas, transportadores como a hemoglobina, etc.

    ResponderExcluir
  15. Jocileide Souza.
    2°)O QUE SÃO PENTOSES?
    São monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que são as componentes estruturais dos ácidos nucléicos, os quais comandam as funções celulares.

    ResponderExcluir
  16. 1)Aminoácidos são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula um ou mais grupamentos Amina.
    Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos.

    ResponderExcluir
  17. 2 CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS

    Quanto a Composição:

    - Proteínas Simples - Por hidrólise liberam apenas aminoácidos.

    - Proteínas Conjugadas - Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc.

    ResponderExcluir
  18. 3FUNÇÃO
    Elas exercem funções diversas, como:

    - Catalisadores;

    - Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;

    - Armazenamento(ferritina);

    - Veículos de transporte (hemoglobina);

    - Hormônios;

    - Anti-infecciosas (imunoglobulina);

    - Enzimáticas (lipases);

    - Nutricional (caseína);

    - Agentes protetores

    ResponderExcluir
  19. 4) São as unidades fundamentais das proteínas.

    - Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos.

    ResponderExcluir
  20. 5)As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.

    ResponderExcluir